Fogo em canaviais no município de Paraíso das Águas, gera preocupação entre os moradores

Da Redação – Dez dias após um fluxo muito grande de queimadas nas proximidades da cidade de Costa Rica, a fumaça volta a cobrir a cidade, talvez com mais volume e intensidade.  As residências amanheceram cheias de folículos de queimadas, as var

Noticias gazetacrnews em 03 de setembro, 2024 08h09m

Da Redação - Foram detectados focos de incêndios de grandes proporções atingiu uma propriedade rural em Paraíso das Águas, na manhã de ontem, terça-feira (3). O fogo gera grande preocupação entre os moradores e autoridades locais.

As chamas começaram em uma extensa área de canavial da Indústria Iaco Agrícola e se alastraram rapidamente, impulsionadas pelas condições climáticas adversas. Uma testemunha presente no local descreveu o cenário como "horrível e muito preocupante", segundo o site O Correio News.

A fumaça densa gerada pelo incêndio pode ser vista à distância. Equipes de combate a incêndio foram mobilizadas com rapidez e estão atuando para conter o fogo, priorizando a proteção de áreas cultivadas e reservas naturais próximas. No entanto, o combate está sendo dificultado pela vasta extensão do canavial e pelas altas temperaturas da região.

As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas há suspeitas de ação humana, seja por negligência ou intencionalidade. O impacto ambiental e econômico ainda está em fase de avaliação, mas as autoridades já temem perdas significativas.

Publicidade

A nível de Brasil, foram identificados mais de 2,1 mil focos de incêndios em canaviais, que resultaram em cerca de 59 mil hectares queimados em áreas de cana-de-açúcar e áreas de rebrota da lavoura.

O Estado de São Paulo, que responde por cerca de metade do plantio de cana do Brasil, cultiva na safra atual 4,3 milhões de hectares.

“A produtividade esperada [nas áreas prontas para colher] era de 80 toneladas por hectare, mas vai cair pela metade, porque perde volume com o fogo”, disse o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira, à Reuters.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas