03 de Setembro, 2024 08h09mNoticias por gazetacrnews

Fogo em canaviais no município de Paraíso das Águas, gera preocupação entre os moradores

Da Redação – Dez dias após um fluxo muito grande de queimadas nas proximidades da cidade de Costa Rica, a fumaça volta a cobrir a cidade, talvez com mais volume e intensidade.  As residências amanheceram cheias de folículos de queimadas, as var

Da Redação - Foram detectados focos de incêndios de grandes proporções atingiu uma propriedade rural em Paraíso das Águas, na manhã de ontem, terça-feira (3). O fogo gera grande preocupação entre os moradores e autoridades locais.

As chamas começaram em uma extensa área de canavial da Indústria Iaco Agrícola e se alastraram rapidamente, impulsionadas pelas condições climáticas adversas. Uma testemunha presente no local descreveu o cenário como "horrível e muito preocupante", segundo o site O Correio News.

A fumaça densa gerada pelo incêndio pode ser vista à distância. Equipes de combate a incêndio foram mobilizadas com rapidez e estão atuando para conter o fogo, priorizando a proteção de áreas cultivadas e reservas naturais próximas. No entanto, o combate está sendo dificultado pela vasta extensão do canavial e pelas altas temperaturas da região.

As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas há suspeitas de ação humana, seja por negligência ou intencionalidade. O impacto ambiental e econômico ainda está em fase de avaliação, mas as autoridades já temem perdas significativas.

Publicidade

A nível de Brasil, foram identificados mais de 2,1 mil focos de incêndios em canaviais, que resultaram em cerca de 59 mil hectares queimados em áreas de cana-de-açúcar e áreas de rebrota da lavoura.

O Estado de São Paulo, que responde por cerca de metade do plantio de cana do Brasil, cultiva na safra atual 4,3 milhões de hectares.

“A produtividade esperada [nas áreas prontas para colher] era de 80 toneladas por hectare, mas vai cair pela metade, porque perde volume com o fogo”, disse o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira, à Reuters.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Calor insuportável no final de semana em MS

As mudanças climáticas estão tornando cada vez mais frequentes os episódios de calor extremo em Mato Grosso do Sul.

05 de Outubro, 2025

Prefeitura de Paraíso faz mutirão de regularização de imóveis no distrito de Bela Alvorada

O mutirão de regularização fundiária realizado na última semana no distrito de Bela Alvorada foi considerado um verdadeiro sucesso.

15 de Setembro, 2025

Decreto corta salário de centenas de professores em Campo Grande

Centenas de professores que trabalham no prédio central da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande  (Semed) foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (3) com a informação de que

04 de Novembro, 2025