28 de Março, 2025 06h03mNoticias

Mais empregos, inovação e proteção ambiental: Comissão de Relações Exteriores do Senado aprova propostas com impacto direto em MS

Sob a presidência do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a primeira reunião deliberativa da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, nesta quinta-feira (27), já aprovou propostas com potencial de gerar empregos, atrair investimentos, ampliar par

Nelsinho, presidente da Comissão de Relações Exteriores.
Nelsinho, presidente da Comissão de Relações Exteriores.

Sob a presidência do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a primeira reunião deliberativa da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, nesta quinta-feira (27), já aprovou propostas com potencial de gerar empregos, atrair investimentos, ampliar parcerias científicas e reforçar a pauta ambiental. Sete tratados que, agora, vão a Plenário, têm impacto direto no Brasil e, em especial, Mato Grosso do Sul.

Também foi aprovado o pedido de audiência pública sobre o Tratado Global de Combate à Poluição por Plásticos, em negociação na Organização das Nações Unidas. O presidente da CRE associou o tema ao movimento “Plástico Zero”.

“Lá no meu estado, tem uma campanha de plástico zero, liderada por um grande comunicador do Mato Grosso do Sul, o senhor Oswaldo Rezende Júnior.”

A discussão do tratado, ainda de acordo com o senador Nelsinho Trad, é urgente porque busca criar regras internacionais para reduzir a produção e o descarte inadequado de plásticos, que poluem rios, lagos e oceanos — afetando diretamente a pesca, o turismo e a saúde das pessoas.

“No Pantanal e em outras regiões do MS e do Brasil, o plástico acumulado impacta a fauna, contamina a água e compromete cadeias produtivas locais”.

A gerente de advocacy da Oceana, Lara Iwanicki, destacou que “é um debate bastante diverso. A gente está muito feliz de contar com o apoio do senador Nelsinho Trad, para a gente discutir esse tema aqui na comissão, que é a comissão que vai receber o tratado”.

Além da pauta ambiental, foram aprovados acordos internacionais com potencial de impacto direto para MS:

- Cooperação técnica com a Armênia: relatado por Nelsinho Trad, o acordo fortalece áreas como saúde, educação e agricultura, com ganhos para regiões do interior como o MS;

• Bitributação com a China: pode facilitar novos investimentos e geração de empregos;

Publicidade

• Parceria com a Suécia: foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade, áreas ligadas à agroindústria;

• Serviços aéreos com Albânia e Costa do Marfim: esses acordos favorecem o turismo e as exportações;

• Cooperação científica com a Guatemala: amplia possibilidades para instituições como a UFMS;

• Adesão ao Estatuto do Comitê Internacional de Medicina Militar: reforça a resposta a emergências, especialmente em áreas de fronteira.

A comissão também aprovou requerimento do senador Sérgio Moro para criação de uma subcomissão destinada a verificar, in loco, a situação política e social da Bolívia.“Quando a Bolívia teve a adesão aprovada ao Mercosul, fiz um voto contrário por preocupações com as condições democráticas no país. […] A comissão aprovada à época não funcionou. Agora, com nova composição e presidência da CRE, faço novo requerimento para que possamos visitar o país e verificar denúncias de perseguição política, como no caso da ex-presidente Jeanine Áñez.”

Moro solicitou a participação do presidente Nelsinho Trad no grupo.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Com Nelsinho presidente, Tereza assume como vice na Comissão de Relações Exteriores no Senado

A senadora por Mato Grosso do Sul , Tereza Cristina (PP), foi eleita vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado. A decisão dos parlamentares é desta quinta-feira (13). O senador

13 de Março, 2025

Prefeito de Alcinópolis reúne com deputados e consegue R$ 850 mil emendas para a saúde do município

Da Redação - O prefeito de Alcinópolis, Weliton Guimarães, em companhia de vereadores do município, esteve no dia de hoje (19), na Assembleia Legislativa de MS, quando se reuniu com os deputados

19 de Março, 2025