12 de Maio, 2025 17h05mNoticias por gazetacrnews

Costa Rica ao longo da sua história elegeu 11 prefeitos e 107 vereadores

Da Redacção - Costa Rica, comemora nesse 12 de maio, mais um aniversário de emancipação politica e administrativa , são 45 anos de história política.

Deputado Valdomiro Gonçalves (in memorian), autor da lei que emancipou Costa Rica. Na foto, em evento social ao lado sua esposa Nalda .
Deputado Valdomiro Gonçalves (in memorian), autor da lei que emancipou Costa Rica. Na foto, em evento social ao lado sua esposa Nalda .

Da Redação - Costa Rica, comemora nesse 12 de maio, mais um aniversário de emancipação politica e administrativa , são 45 anos de história política. Mas, já são mais de 65 anos de história de sua fundação como povoado, depois distrito, e, em 1980 foi emancipada, através de lei aprovada na Assembleia Legislativa de MS. O deputado estadual Valdomiro Gonçalves, na época da Arena e PDS - foi o politico e baluarte que envergou o projeto de emancipação de Costa Rica. O governador era Pedro Pedrossian, também da antiga Arena e depois PDS. 

Um fato interessante que ocorreu na época, é que a área territorial para emancipar Costa Rica, não tinha o número suficiente de habitantes. Segundo contava o deputado Valdomiro, que faltava 218 habitantes para completar o número mínimo exigido na época para emancipar qualquer localidade. “Foi difícil, tive que fazer um acordo com os deputados da oposição, Sérgio Cruz, Onevan de Matos e Gaeta, e ai ”achei" esses habitantes ali na divisa com Camapuã e Água Clara. Fizemos malabarismo", disse. 

João Gomes Sobrtinho, o “João Dentista” foi escolhido o primeiro prefeito de Costa Rica. Foi nomeado pelo Governador Pedro Pedrossian. Houve uma luta politica, pois uma corrente queria Simino Jorge de Oliveira, e outra corrente, mais aliada ao governador, queria João Gomes. 

Chegou a uma situação, que o governador já estava irritado pela falta de união política, e chegou cogitar trocar de nomes - deixando os dois pretendentes e escolher uma terceira via. Essa terceira via chegou a ser sugerida pelo então Chefe da Casa Civil, Osmar Dutra. Os homens fortes de Costa Rica no governo era João Gomes Sobrinho, Manoel Garcia, Romualdo Gonçalves e Dr. Ubiratan. Na oposição, Simino Jorge tinha a admiração do governador Pedrossian. 

João Gomes ficou dois anos como prefeito nomeado e, em 1982 foi eleito Laerte Paes Coelho, depois de ganhar a eleição de Manoel Garcia. 

PREFEITOS: Roberto Rodrigues, que rompeu com Laerte Coelho, mudou de partido e filiou ao PTB, e se elegeu prefeito em 1988, ao derrotar Getúlio Ribas do MDB. Em 1992, Roberto apoiou Réus Fornari do PFL, apoiado por Waldeli e José Emilio Maeda, e foram derrotados por Getúlio Ribas e Laurindo Corrêa. O PTB rompeu com Roberto e fez uma aliança com o MDB de Getúlio. Em 1996, Jucão surgiu como o nome forte para disputar a eleição. Na época, nomes como Edson Moares, o Kiabo e Luiz Bocalan, tinham condições de disputar, mas optaram em apoiar Jucão. Foram três candidatos à prefeito, Roberto Rodrigues, voltou a concorrer e Laerte Paes Coelho. O candidato Jucão somou 3.240 votos, contra 2.634 de Roberto e 1.942 de Laerte Coelho. Em 2000, Waldeli surgiu como candidato e venceu Jucão, que disputou a reeleição. A diferença foi de apenas 148 votos em favor do candidato do PMDB, Waldeli Rosa que teve como vice Roberto Rivelli do PTB. Em 2004 Waldeli reelegeu prefeito e Edson Moraes vice. Em 2008, Waldeli apoiou Jesus Baird contra Roberto Rodrigues. Baird do MDB foi eleito prefeito. Em 2012, Jesus Baird foi para a reeleição e foi derrotado por Waldeli Rosa. Em 2016, Waldeli disputou a reeleição e venceu a professora Evair Gomes. Em 2020, o delegado Cleverson, reuniu um grupo de políticos  e outros simpatizantes, fez uma aliança com então vereador Roni Cota do PSDB, e foi eleito prefeito, vencendo o candidato apoiado por Waldeli Rosa. Em 2024, Cleverson dos Santos, com o apoio do atual governador Riedel, e do ex-governador Reinaldo Azambuja, foi reeleito prefeito, e reelegendo também o vice Roni Cota. 

Na história, Costa Rica, elegeu 11 prefeitos e 104 vereadores. Foram reeleitos prefeitos, Waldeli e Cleverson. Já, vereadores, vários foram reeleitos, e até mesmo com 2, 3 4,5,6, 7 mandatos - como é o caso do ex-vereador Adair Tiago, que foi reeleito 7 vezes, ficou um mandato fora da Câmara Municipal, e foi eleito suplente, assumindo o mandato com a morte do vereador titular, Antonio Rodrigues, em 2021. Vale ressaltar que, antes de ser município, Costa Rica elegeu Simino Jorge, Antonio Gonçalves e João Dentista vereadores, período em que Costa Rica pertencia ao município de Camapuã. 

Publicidade

José Ferreira da Costa, fazendeiro na época, fez o loteamento, vendeu terrenos para a criação da cidade de Costa Rica. 

Mas, Costa Rica, foi fundada e desenvolvida por várias pessoas, homens e mulheres, de vigor, de luta, de bravura. Famílias como Barbosa da Costa, os Menezes, os Lacerda, os Nogueira, Anizio Pereira, Ari Pereira, Lolô Paes, Izidoro Nogueira, os Ferreira, Jerôminho Gomes, Bezinha, Lidia Totó, Maria do Lico, Kedu, Tacim, Piliu, Elezarte, Adonel, Tavim, dona Joana do buteco, os Queiroz, Bastiãozinho do posto, Romualdo, João da Rita, Bastião Fugêncio, familia Corrêa, Gabriel, João Dentista, Francisco Martins Carrijo, Zé Antenor, Afonso Carrijo, Seu Eraque, Antonio Bocalan, Carlos Paes, “Trinta e Dois”, Pedro Tosta, Paulino Tosta, Camisa de Couro, Ailton do hotel central, Dioniisio Costa, Dona Lidia, Guiomar, Luiz Português, Dona Osmar, Otaviano, Beca Correa, Antonio Lemos, Careca do avião, Gaúcho da Izailda, do Nego Rosa, da Dona Iraides,  de José Antonio Dias, do Tiro Seguro e dona Delfina, do Fábio Barbosa, da família Totó, da Dona Julinha, do dona Joana, do Dr. Ubiratan, do Zeni Maia Vasconcelos, do Dr. Abner, do Dr. Sebastião, do Vila Abreu, de Sebastião Cruciol, do Jucão, do Tote Barreto, do Filogônio, do Adão Raimundo, do Antonio Raimundo, do Getúlio Raimundo, do Sebastião Carrijo, do Chuim, do Magno Malta, da familia Felisbino, do Rominho, do Zé Narciso, do Antonio Goiano, do João Borá, do seu Abilio, do Godoy, do Joaquim Nunes, da dona Ana, do Adenocre, do Lola, do Nego Basilio, da dona Tina, do Zambeta, do Tércio, do Edinho, do Zezinho,  do Placidio, do Tiago, da familia kubischek, do Nilo Cunha, da Conceição, da Donda, Hélio Coelho, do Nego Luca, do Nilo Coelho, do Pedro Lemos, do Darvo da capela, da familia Marçal, do Jerônimo Arara, do Leônidas Marçal, da Eliene do Hotel, professora Vilair, do Nego do Zoil, da familia Gonzaga, da familia Teodoro, da familia Garcia, do Eliziário, do Didão, do seu Altino Moraes, da família Verati, da familia Silvério, da familia Brechó, do Moacir Rodrigues, da Itagiba, do Zé Carlos da Farmácia, do Gerson da Imperial, do Zé Euripedes, do Edson Narciso, do Gercino, da dona Fia Nogueira,  do Mário Machado, do seu Lorim da máquina de arroz, do seu Américo dos Santos,  do Antonio da Dete, do Miro Queiroz, do Antero Filisbino, da familia Tiago, da dona Alcidia, da Cleuza, do Euzébio, da familia Paulino, familia Carvalho, familia Cândido Narcizo, da dona Maria “cega”, e de muitas outras pessoas, de outras familias, que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Costa Rica. Procuramos mencionar acima, pessoas e familias que chegaram em Costa Rica de 1956 até 1979, 1980. 

 

 

 

 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Costa Rica teve madrugada com 11º e deve ficar com 19º no decorrer do dia. Cuiabá teve 7º 4 horas da manhã de hoje

Da Redação - A temperatura caiu em todo o estado de MS e na maioria dos estados do sudeste, centro-oeste e sul do Brasil.

29 de Maio, 2025

Vereadores votaram projetos importantes para a população de Costa Rica

Vereadores têm aprovado os projetos de interesse do Poder Executivo  Da Redação – A Câmara de Vereadores de Costa Rica têm votado e aprovado os projetos enviados pelo Poder Executivo.

01 de Junho, 2025

Feirão de carros seminovos e motos novas hoje em Costa Rica

Da Redação - Na manhã desse sábado (17), os proprietários de garagem da cidade de Costa rica se uniram e estão fazendo o feirão de vendas de veículos seminovos, na avenida José Ferreira da Co

17 de Maio, 2025