
O município de Paraíso das Águas celebra uma importante conquista no cenário da produção artesanal brasileira. A Queijos Brun, tradicional queijaria da cidade, conquistou a medalha de prata na 8ª edição do Prêmio Queijo Brasil, considerada a maior competição de queijos, manteigas e, pela primeira vez, doces de leite do país. O evento foi realizado em Blumenau (SC), dentro da programação oficial do Festival Nacional do Queijo, que segue até domingo (13).
Representando a empresa e a cidade sul-mato-grossense, a empresária Silvana Brun participou da solenidade de premiação realizada na noite desta quinta-feira (10), ao lado de produtores de todo o país. A honraria é fruto do reconhecimento da excelência na produção artesanal dos Queijos Brun, que mais uma vez leva o nome de Paraíso das Águas ao cenário nacional.
O concurso deste ano bateu recordes de participação: 618 produtores artesanais, de mais de 320 cidades brasileiras, inscreveram 2.291 amostras, que foram avaliadas por 140 especialistas em produtos lácteos, entre os dias 7 e 9 de julho. As análises seguiram um rigoroso sistema de degustação às cegas, levando em conta critérios como aparência, cor, aroma, textura e fidelidade ao estilo do produto.
O estado de Minas Gerais foi o mais premiado, com 33% das medalhas, seguido por Paraná (14%) e Santa Catarina (10%). A região Sudeste liderou a premiação, com 49% das medalhas totais, seguida pela região Sul, com 31%, e o Nordeste, com 11%.




















