17 de Julho, 2025 09h07mNoticias por gazetacrnews

Senadores aplaudem ideia de Nelsinho para crise do tarifaço

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, foi muito elogiado por colegas de vários partidos por levar adiante a ideia de instituir missão oficial do Congresso Nacional para dialogar com congressistas

Senador Nelsinho Trad (PSD), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.
Senador Nelsinho Trad (PSD), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, foi muito elogiado por colegas de vários partidos por levar adiante a ideia de instituir missão oficial do Congresso Nacional para dialogar com congressistas dos Estados Unidos, em busca de soluções para a chamada “crise do tarifaço”. Ontem [terça-feira, 15], a comissão aprovou por unanimidade um requerimento no qual o sul-mato-grossense propõe a criação de um grupo de parlamentares brasileiros para abrir entendimentos com os colegas norte-americanos.

A crise – instalada quando o presidente republicano Donald Trump anunciou taxar em 50% os produtos brasileiros exportados aos EUA – tornou-se um histórico desafio para a diplomacia brasileira, envolvendo a presidência da República, a Câmara dos Deputados e o Senado. Porém, com serenidade, Nelsinho Trad vislumbrou o caminho capaz de facilitar o diálogo. E assim propôs a comissão.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), ao elogiar a iniciativa, disse que a Lei da Reciprocidade Econômica, da qual foi a relatora, deve ser utilizada apenas como último recurso. “A gente tem é que persistir no diálogo. É hora de união e o Senado cumpre um papel fundamental como articulador e defensor da nossa soberania”, argumentou.

INTERLOCUÇÃO

Publicidade

Por sua vez, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) viu um sinal favorável ao avanço do entendimento. E reforçou a importância da interlocução parlamentar. “Vamos à nossa diplomacia. Nós aqui do Parlamento podemos ter contato com a Comissão de Relações Exteriores do Senado norte-americano e abrir um canal de diálogo”. Mourão foi taxativo: “Não aceito que o Trump venha meter os pés num caso aqui que é nosso, interno”.

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) também aplaudiu a articulação da CRE. “Extremamente importante, inclusive a propositura desta missão para nós, parlamentares, dialogarmos com os nossos pares norte-americanos”, enfatizou. Para Nelsinho, a comissão é uma resposta institucional do Senado para proteger o agronegócio, os empregos e a economia brasileira. “Como presidente da CRE, entendo que o caminho é o entendimento, não o confronto. O Brasil precisa agir com inteira responsabilidade, com firmeza”, recomendou. A missão deve ocorrer ainda este mês, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O diretor da CNI, Mário Sérgio Carraro Telles, expressou o que a classe empresarial pensa, ao procurar os senadores em busca de uma saída. “A taxação de 50% inviabiliza projetos em curso, afeta empregos e desorganiza setores como o automotivo, o aeroespacial, o metalúrgico e o de máquinas e equipamentos”. Segundo ele, a defesa da previsibilidade feita pelo senador Nelsinho Trad foi “cirúrgica”.

Reprodução. 
 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Nelsinho é o primeiro parlamentar de MS a receber o Diploma de Honra ao Mérito dos Negócios Estrangeiros do Japão

Aos 75 anos, Bernardo Tibana — ex-presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira e atual conselheiro da entidade — manifestou emoção ao presenciar o momento histórico. “Nunca

15 de Outubro, 2025

Fábio Trad vai se reunir com a cúpula do PT nacional para tratar de sua filiação ao partido dos trabalhadores

15/08/2025 14:00 DA REDAÇÃO ©DIVULGAÇÃO O advogado e ex-deputado federal Fábio Trad , que deixou recentemente o PSD, deve oficializar sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) nos próxim

16 de Agosto, 2025

Senador Nelsinho Trad destina R$ 740 mil para o setor de saúde de Alcinópolis

O município de Alcinópolis vive um momento de importantes conquistas que reforçam o compromisso da administração pública com o bem-estar da população.

10 de Novembro, 2025