
Da Redação - A Fundação Hospitalar de Costa Rica, vai receber a partir do mês de julho, o valor de 2 milhões de reais para despesas compensatórias, de despesas já realizadas, e que segue na rotina do hospital. O dinheiro foi para o Fundo Municipal de Saúde. A hospital de Costa Rica, recebe uma quantia muito significativa, que envolve o município, o estado de MS e o governo federal. São pelo menos 27 milhões por ano. Esse valor é sempre excedido com recursos de emendas de deputados e senadores.
O prefeito de Costa Rica, Cleverson dos Santos, empenhou junto a bancada federal em Brasília, esforço nos sentido de busca de recursos para compensar despesas. O valor de 2 milhões de reais, foi concedido por emenda parlamentar do deputado federal Dagoberto Nogueira. O Ministério da Saúde já depositou o dinheiro na conta do Fundo Municipal de Saúde.
As viagens em Brasília, do prefeito e vereadores, sempre resultam em novos recursos financeiros para o município de Costa Rica, não só na saúde, mas em outras área também. O governo federal detém bilhões em recursos financeiros para serem enviados aos municípios, e isso depende de projetos, a de conversa franca com deputados e senadores.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Lemos, tem trabalhado para o envio ainda esse mês de parte desse recurso financeiro ao hospital da cidade. Ontem no inicio da noite, a diretora do hospital, Ana Carla, reuniu com o secretário de administração e finanças Paulo César, e também o assessor e responsável pela confecção do convênio, José Edson, para finalizar os ajuste para o repasse do dinheiro. Entenda:
- A pedido da classe politica de Costa Rica, prefeito e vereadores solicitaram apoio financeiro ao deputado federal Dagoberto Nogueira.
- O deputado fazendo uso de sua força politica, conseguiu o valor de R$ 2 milhões de reais.
- O deputado encaminhou ao Ministério da Saúde, o pedido de liberação de 2 milhões para a Fundação Hospital de Costa Rica.
- O valor divide em três categorias de ação: pode ser utilizado do Incremento da Média e Alta Complexidade (MAC).
- Foi distribuído assim: 1.200.000,00 para a Rede de Urgência; 500.000,00 para Média Complexidade; 300.000,00 para a Rede Materna Infantil.
Os serviços que estão elencados no padrão MAC, são realizados na rotina do hospital, e o valor de 2 milhões de reais é um tipo de compensação financeira, tendo em vista que a Prefeitura Municipal, não só repasse o valor contratualizado, mas também excede esse valor para atender o hospital sempre que entra na linha de déficit.
Ainda esse mês de julho, a Fundação Hospitalar vai receber um aporte de 480 mil reais da Prefeitura, a título de antecipação, que advém da contratualização (não está incluído no valor de 2 milhões). Ainda em julho, serão repassados 99 mil reais para pagamento de despesas já realizadas dentro do convênio da emenda parlamentar de 2 milhões (MAC).
O restante serão distribuído mensalmente a partir do mês de agosto de 2025, e segue até dezembro desse ano.




















