
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (01/08) um alerta laranja de baixa umidade para 38 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo a cidade de Costa Rica, a capital Campo Grande, e outras. Segundo o aviso, na capital umidade relativa do ar pode variar entre 12% e 20% entre o meio-dia e o final da tarde, níveis que representam risco grave à saúde e à ocorrência de incêndios florestais
Por que o alerta?
A queda acentuada da umidade se deve à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica combinado com ar extremamente seco, que impede a formação de nuvens e reduz significativamente a umidade do ar na superfície, segundo o Cemtec-MS
Nos municípios sob alerta laranja, como Chapadão do Sul, os valores podem atingir 11%, conforme registrado na quinta-feira (31), considerado emergência pela Defesa Civil. Campo Grande chegou a 15%, sendo classificada em estado de alerta.
Perigos à saúde e ao ambiente
Com níveis abaixo de 20%, a população está vulnerável a ressecamento de mucosas, olhos, boca e pele, além de irritações respiratórias. A combinação calor‑vento‑ar seco também aumenta consideravelmente o risco de incêndios em áreas rurais e urbanas.
Como se proteger
Autoridades recomendam:
Ingestão constante de água, mesmo sem sede;
Evitar exercícios físicos ou exposição ao sol entre 10h e 16h;
Hidratação da pele com aplicação de cremes e uso de umidificadores ou recipientes com água nos ambientes internos;
Evitar banhos quentes prolongados, usar soro fisiológico nas narinas e lubrificantes nos olhos para reduzir o desconforto.
Municípios afetados
Entre os 39 municípios em estado de perigo estão:
Campo Grande, Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
Já os demais 40 municípios do estado estão sob alerta amarelo, com umidade entre 20% e 30%, cenário tratado como de perigo potencial. As recomendações de cuidados também se aplicam, embora em menor nível de risco.
Campo Grande e quase metade de MS enfrentam umidade entre 12% e 20%. É o nível mais crítico antes do estágio de emergência. A situação demanda atenção principalmente de idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios, além da prevenção ativa contra incêndios.
Madrugada de sábado deve ter chuva, ventania e granizo em 32 cidades de MS, alerta INMET
A madrugada deste sábado (02/08) pode ser marcada por chuvas intensas, ventos fortes e granizo em diversas regiões de Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de tempestade para 32 municípios, com validade a partir da meia-noite até às 18h do mesmo dia.
As regiões Sudoeste, Grande Dourados, Sul e Cone-Sul estão entre as mais afetadas, com previsão de chuvas de até 50 mm por dia, podendo variar entre 20 mm e 30 mm por hora. Os ventos podem atingir até 60 km/h, e há possibilidade de queda de granizo.
Apesar das condições meteorológicas adversas, o INMET classifica como baixa a probabilidade de impactos mais graves, como cortes no fornecimento de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos ou prejuízos significativos às plantações.
Já nesta sexta-feira (01/08), o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) prevê tempo firme em todo o Estado, mas alerta para mudanças ao longo do sábado, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste, onde deve haver aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
Reprodução.




















