05 de Outubro, 2025 17h10mNoticias

Calor insuportável no final de semana em MS

As mudanças climáticas estão tornando cada vez mais frequentes os episódios de calor extremo em Mato Grosso do Sul.

Costa Rica tem calor insuportável.
Costa Rica tem calor insuportável.

As mudanças climáticas estão tornando cada vez mais frequentes os episódios de calor extremo em Mato Grosso do Sul. Estudo inédito, realizado no Estado, aponta que quanto mais pobres, mais vulneráveis as pessoas ficam aos eventos de altas temperaturas.

Essa tendência foi constatada em Três Lagoas, a 327 km de Campo Grande, em pesquisa coordenada pela professora Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Doutora em Geografia, ela está à frente do levantamento intitulado “Risco e vulnerabilidade socioambiental a eventos extremos de calor em cidades do Mato Grosso do Sul”, que abrange Três Lagoas, Dourados, Corumbá e Campo Grande.

Interior – Em Três Lagoas, o levantamento inicial está concluído e revelou que, entre 2001 e 2022, houve aumento significativo na ocorrência de ondas de calor. No período entre 2001 e 2006, por exemplo, foram registradas apenas quatro ondas de calor. Já no intervalo mais recente, de 2017 a 2022, o número disparou para 16 ocorrências, mais que duplicando a frequência desses fenômenos.

Publicidade

O ano de 2019 se destacou como o mais crítico da série histórica (2001 a 2022), somando oito eventos extremos de calor. Nesses episódios, a população de Três Lagoas foi exposta a um total de 280 horas de calor excessivo, com os termômetros alcançando o pico de 40,7 °C em setembro, superando o limiar de 36,3 °C.

Reprodução: CampoGrandeNews.

 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

O Estado de MS celebra no dia 11 de outubro, 48 anos de existência

Da Redação - É uma fato histórico, não só para os Estados de MS e MT, mas, para o Brasil.

10 de Outubro, 2025

Aneel adia para 2026 nova licitação de obras de transmissão de energia em MS

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu retirar do leilão de transmissão de energia previsto para outubro os cinco lotes de obras que estavam sob responsabilidade do Grupo MEZ Energ

17 de Setembro, 2025

Decreto corta salário de centenas de professores em Campo Grande

Centenas de professores que trabalham no prédio central da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande  (Semed) foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (3) com a informação de que

04 de Novembro, 2025