07 de Fevereiro, 2026 10h02mNoticias

Brasil registra seis mortes suspeitas por pancreatite associadas a canetas emagrecedoras, aponta Anvisa

“Dados da agência mostram ainda mais de 200 casos suspeitos de pancreatite ligados a medicamentos usados para diabetes e obesidade.

“Dados da agência mostram ainda mais de 200 casos suspeitos de pancreatite ligados a medicamentos usados para diabetes e obesidade. Especialistas alertam para uso sem indicação e acompanhamento médico.”

 

Seis mortes suspeitas e 225 casos suspeitos de pancreatite foram notificados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em associação ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil desde 2018.

As informações constam no VigiMed, sistema oficial da Anvisa, e em relatos de pesquisa clínica com esses medicamentos no Brasil. As notificações de casos e mortes envolvem diferentes medicamentos agonistas do GLP-1, como semaglutida, liraglutida, lixisenatida, tirzepatida e dulaglutida.

Publicidade

A pancreatite associada ao uso das canetas emagrecedoras ganhou atenção internacional no início do mês, após um alerta divulgado no Reino Unido sobre caso em usuários de medicamentos da classe dos agonistas do GLP-1. No país, há 19 mortes.

Autoridades sanitárias e especialistas reforçam que os dados não apontam que é preciso suspender o uso das canetas emagrecedoras, mas destacam a importância da prescrição responsável e do acompanhamento médico.

 
A população precisa ser alertada. Esses remédios são importantes e salvam vidas, mas eles podem se tornar perigosos se usados por pessoas sem indicação ou de fontes duvidosas.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Em Campo Grande, ator vai a motel com dois homens, horas depois é encontrado morto

Segundo a polícia, ele havia entrado no local na companhia de dois homens, mas eles deixaram o motel algum tempo depois O ator de teatro José Patrik Machado, de 32 anos, foi encontrado morto na madr

07 de Junho, 2026

Riedel decreta estado de emergência ambiental por 180 dias

Temendo o agravamento da seca e o aumento do risco de incêndios florestais provocados pela intensificação do fenômeno El Niño, o Governo de Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência ambie

03 de Junho, 2026

MS-135 será asfaltada em 2027, depois que o governo autorizou a elaboração do projeto executivo

Da Redação - O trecho de 17,9 km, que liga a cidade de Costa Rica até o entroncamento da BR 359, obteve autorização para elaboração do projeto executivo da obra.

27 de Maio, 2026