
Da Redação
Após quatro anos de paralisação, os voos comerciais, no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, serão retomados. Nesta manhã, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) esteve na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), acompanhado do prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSD), para alinhar os últimos ajustes para o retorno desses serviços aéreos previstos para o próximo dia 8. E, nesta tarde, visitou a Infraero para verificar o andamento da obra do novo terminal de passageiros, da possibilidade de doação de mobiliário para a operação inicial e da captação de outras companhias aéreas para operar em Dourados.
Na Infraero, o presidente Rogério Barzellay se comprometeu a “não deixar faltar absolutamente nada para que essa primeira retomada não tenha retrocessos” e se animou com o convite para acompanhar o voo inaugural.
Já, pela manhã, o diretor-presidente substituto da ANAC, Adriano Pinto de Miranda, e sua equipe esclareceram sobre a reclassificação do aeroporto e de pendências técnicas, como a conclusão do curso de Operador AVSEC pelo gestor e a implantação da Sala Rádio (EPTA). “O aeroporto é um catalisador para o desenvolvimento do município e de toda a região. Essa retomada é fundamental para impulsionar o crescimento de Dourados e fortalecer nossa economia”, afirmou o senador.
Também participou da audiência o secretário municipal de Serviços Urbanos de Dourados, Luis Roberto Martins de Araújo, onde foi solicitada prioridade na análise do Plano de Segurança Aeroportuária e apoio para adiar a inspeção prevista para 21 e 22 de agosto, de modo que ocorra após o início das operações.
A Latam já iniciou a venda de passagens, e o primeiro voo para Guarulhos parte no dia 8 de setembro. Serão três frequências semanais, às segundas, quintas e sextas-feiras. O diretor-presidente substituto da ANAC reforçou que o aeroporto está homologado e que a retomada também é interesse da agência. “É totalmente do nosso interesse que as infraestruturas estejam disponíveis e que mais empresas operem”, afirmou.