Costa Rica, 31 de Agosto de 2026

História dramática: Conheça os fatos do assalto ao moto taxista Renato

Na noite do dia 19 de abril o moto taxista Renato Rocha Matoso sofreu uma tentativa de homicídio e teve a sua moto roubada.

G

gazetacrnews

História dramática: Conheça os fatos do assalto ao moto taxista Renato
Na noite do dia 19 de abril o moto taxista Renato Rocha Matoso sofreu uma tentativa de homicídio e teve a sua moto roubada. Conheça como foi o ocorrido

Da Redação -  A profissão de moto taxista é bastante espinhosa, pois os trabalhadores na maioria das vezes não sabem quem estão carregando na garupa de suas motos. O que aconteceu com o jovem pai de família, Renato, no mês de abril desse ano, foi algo assombroso e que deixa uma série de dúvidas quanto seguir na profissão.

Diz Renato: Naquele dia, já era noite, por volta das 20 horas, um colega indicou a Renato uma viagem. O amigo disse a Renato que conhecia o passageiro. O mesmo embarcou na moto de Renato e seguiram rumo ao destino – uma propriedade rural ás margens da rodovia MS 316, que liga Costa Rica ao Gaúcho Pobre. O percurso da viagem seria em torno de 16 km. O passageiro não possuía nenhum tipo de bagagem.

Renato conduziu a viagem em direção a fazenda Biquinha, sob a orientação lhe passada pelo o passageiro, um homem que aparentava a idade entre 20 a 23 anos. O passageiro conversava normalmente, e não demonstrou nenhum tipo de suspeita que levasse Renato a interromper a viagem.

A moto trafegava na rodovia a 40 ou 50 km por hora. Logo que entraram na estrada de terra em direção a localidade indicada pelo passageiro, Renato percebeu algo de errado, e em questão de segundo sentiu uma faça no lado direito de seu corpo. O passageiro de antes, já se passava por um bandido e um potencial assassino.

A primeira tentativa em esfaquear o moto taxista não teve sucesso, a faca pegou justamente no osso da clavícula, mas mesmo assim fez um pequeno furo, e que sangrou. Daí em diante, por uns 20 minutos, o passageiro bandido travava com Renato, o moto taxista, uma luta, e a moto continuava andando, ora até sem mãos do moto taxista no comando do guidão. Renato com o braço direito disparou uma cotovelada no rosto do bandido. Os dois se desequilibraram e caíram ao chão. A moto foi para um lado e os dois, moto taxista e bandido passaram a uma luta corporal. Renato com ferimentos, não só na altura da clavícula, mas também nos braços – corte significativo no braço.

Renato bravamente, lutando pela vida, conseguiu passar um dos seus braços no pescoço do bandido, a conhecida “gravata”. O moto taxista retraiu o corpo e com os pés ao peito do meliante, ele conseguiu dar um golpe que jogou o seu algoz para longe. Com isso a faca caiu e sumiu. Sem a arma branca o meliante tentava ferir o olhos do moto taxista com os dedos, aproveitando que o mesmo estava cansado e ferido. Renato bravamente conseguiu se desvencilhar. Disse: se você quer roubar, pode levar a moto e o dinheiro que tenho no bolso, pois sou pai de família e tenho um filho que precisa de mim”. Renato entregou o dinheiro e a moto ao meliante, que em seguida fugiu.

Renato, ferido, cansado, perdendo sangue, pois a perfuração, próximo a clavícula sangrava. E ai bate o desespero, e ele naquela estrada de terra, conseguiu ver uma luz em um poste, que induziu a ele a ser uma propriedade rural. Correndo em zig e zag conseguiu chegar até a porta da residência.

O morador de longe falou com ele – ele relatou rapidamente o ocorrido, e o medo se abateu na família daquela casa, pois não sabia o que estava acontecendo. Como pode uma pessoa que está dormindo, descansando, acordar com gritos de socorro, e natural ficar sem saber o que fazer. Mas mesmo sim, o morador ligou para a Policia e os Bombeiros, que deslocaram até aquela localidade para socorrer o moto taxista Renato.

Ele foi levado até ao hospital onde foi atendido, ficando alguns dias sob observação, e logo depois voltou a trabalhar.

O meliante pegou a moto roubada, e voltou para Costa Rica. Logo que cruzou uma das ruas de acesso ao Jardim Afonso onde bateu em uma carreta que estava estacionada e que danificou totalmente a moto. Mesmo assim foi até sua residência nas imediações, tomou banho, vestiu outra roupa e foi dar uma “zoada” pela cidade, como nada houvesse ocorrido. A Policia agiu rápido, obteve informações e logo prendeu o sujeito.

Renato voltou a trabalhar para cuidar da esposa e filho. E mesmo diante desse drama, ele consegue ainda sorrir e busca forças para continuar exercendo a mesma profissão de moto taxista.

Compartilha esta notícia:

Notícias relacionadas

História dramática: Conheça os fatos do assalto ao moto taxista Renato | Jornal Gazeta Costa Rica