Costa Rica comemora 44 anos de emancipação, e busca atingir 30 mil habitantes

Da Redação - Foi em 1980, no dia 12 de maio, a data em que o governador Pedro Pedrossian, assinou a lei nº 76 que elevou Costa Rica a município.

Noticias em 12 de maio, 2024 07h05m

Da Redação - Foi em 1980, no dia 12 de maio, a data em que o governador Pedro Pedrossian, assinou a lei nº 76 que elevou Costa Rica a município. Nessa mesma data, outras cidades também foram elevadas a município - Selvíria, São Gabriel d'Oeste e outros. 

O então deputado estadual, Valdomiro Gonçalves, foi o autor da lei que “consagrou” o município de Costa Rica. Na época, Valdomiro era um deputado importante no cenário estadual, líder do governo, ele trabalhou incansavelmente, fazendo acordos com a oposição na Assembleia Legislativa para emancipar o município de Costa Rica. 

Assim que emancipou o município, começou as tratativas para a nomeação do primeiro prefeito. Vários nomes foram lembrados: Simino Jorge, Antônio Gonçalves de Almeida, Manoel Garcia, Romualdo Gonçalves, Sebastião Paes Ananias e João Gomes Sobrinho, conhecido João Dentista. Os nomes que tinham preferência era os filiados ao PDS - nesse caso, João Gomes Sobrinho, Manoel Garcia e Romualdo Gonçalves e Sebastião Paes Ananias. Os nomes de Simino Jorge de Oliveira e Antônio Gonçalves de Almeida, o baiano “careca”, eram da oposição, do MDB. O apoio foi para João Gomes Sobrinho, que teve o apoio dos demais concorrentes, e devido ao trabalho que ele já estava fazendo a tempo nos bastidores para se tornar o prefeito nomeado. 

João assumiu a Prefeitura de Costa Rica, em 1980, e ficou até a posse de Laerte Paes Coelho, eleito em 1982, e que tomou posse em 1993. 

Energia: Na época, foi instalado 3 motores a diesel que funcionava onde hoje está o escritório da Energisa, e que fornecia energia elétrica para a cidade. 

O primeiro Posto de Saúde foi instalado onde hoje é a Câmara Municipal. 

A Prefeitura foi instalada onde hoje é a Secretaria Municipal de Saúde. 

O primeiro hospital veio com o gigantismo do médico Abner Rodrigues, recém chegado em Costa Rica, vindo do estado de São Paulo. Logo depois, outro hospital, capitaneado pelo médico Dr. Adelson Mariano. 

Publicidade

Com Laerte Coelho na Prefeitura, e que coincidiu com a também eleição de Wilson Barbosa Martins para o governo do estado - ambos eram do mesmo partido, o MDB, Costa Rica conquistou outras obras. 

Foi construida a nova sede da Prefeitura, no mesmo local onde é a atual. O gabinete do prefeito na época, por coincidência, é no mesmo local onde é atualmente. O prédio onde funcionava o  posto de saúde deu lugar para a Câmara Municipal, e o Posto de Saúde mudou para onde hoje é a Secretaria de Saúde. 

Foram construída a ponte sobre o rio sucuriú, a praça no centro da cidade, o terminal rodoviário, o estádio municipal, o asfalto da avenida José Ferreira da Costa e da av. Kendi Nakai. 

Já foram prefeitos em Costa Rica: João Gomes Sobrinho, Laerte Paes Coelho, Roberto Rodrigues, Getúlio Ribas, Laurindo Correia de Oliveira, José Barbosa Batista, Waldeli dos Santos Rosa, Jesus queiroz Baird, e o atual, Cleverson Alves dos Santos.

Foram vereadores em Costa Rica: Kendi Nakai, Claudionor Martins Carrijo, Vilson Paes Garcia, Edmundo Costa, Sebastião Narciso lacerda, Julio Correa Rodrigues, Adair Tiago de Oliveira, Lourenço Filisbino de Paula, Laurindo Correia de Oliveira, José Edson Narciso Gonçalves, José Divino Francisco da Silva, Waldimiro Bocalan, Irini Gilberto Marcheti, Alcides Godoy, Raul Rezende de Carvalho, Idelbrando Alcântara, João Martins Coelho, Evaldo Mesquita, Wilson Matheus, Osvaldo Martins, Lucas Gerolomo, Ivanildo Ferrari, Ivan Xixi, Claudomiro Martins Rosa, Moacir Justino, José Paulino Garcia, Ibio Correa de Oliveira, Aurea Frezarin Rosa, Roni Cota, Professor Edmundo Barbosa, Professora Evair Gomes Nogueira, Aberaldo Barbosa, Ailton Amorim, Jovenaldo dos Santos, Everaldo Santos, Rayner Moraes, Artur Baird, Alecksander Pimenta, Professora Manuelina Martins Cabral, Evaldo Paulino Garcia, Joaquim Alcides Carrijo e Rosangela Marçal

Publicidade

Comentários