Da Redação - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é o novo presidente do Brasil, depois de vencer o atual presidente Jair Bolsonaro, no segundo turno, com 50,90% dos votos que totaliza 60.345.825 votos contra 58.206.322 votos de Bolsonaro.
Lula governou o Brasil por dois mandatos, de 2003 a 2010, e saiu do governo com mais de 80% de aprovação popular. Lula foi acusado de corrupção, foi preso injustamente, segundo seus advogados que conseguiram provar que o ex-presidente é inocente. O STF julgou o processo que condenou Lula de incorrer em vícios gravíssimos.
O ex-presidente fez uma aliança com Geraldo Alckmin (PSB), seu adversário no passado, vai para um disputa difícil e vence o atual presidente, Jair Bolsonaro, que gastou uma “caminhão de dinheiro”, que segundo Henrique Meireles, vai deixar um rombo nas contas públicas em torno de 400 bilhões de reais.
Lula toma posse no dia 1º de janeiro de 2023, e diz que vai fazer um governo conciliador e anuncia que vai recuperar o país, devolver a nação um novo modelo de gestão, e elege o combate a pobreza, a geração de empregos e crescimento econômico como prioridades.