Da Redação - Nas eleições de 2026, serão eleitos ⅔ (dois terço) das vagas do senado federal, em MS vence os mandatos de Soraya Tronick e Nelsinho Trad. O ex-prefeito de Campo Grande, e hoje senador, Nelsinho Trad já anunciou que irá concorrer a reeleição no próximo ano. Jà Soraya ainda não se pronunciou sobre o assunto. Na especulação política em MS, dizem que ela deve concorrer a uma vaga de deputada federal.
Os nomes de Trad (PSD) e Reinaldo Azambuja (PSDB) já estão anunciados como prováveis candidatos ao senado. Por ser duas vagas a serem preenchidas em 2026, tanto Nelsinho como Azambuja despontam como favoritos. Nessa semana, o deputado Vander Loubet (PT), disse que vai concorrer ao Senado da República também, se juntando aos pretendentes do PSD e do PSDB.
São 3 senadores por estado brasileiro (unidade de federação), sendo que MS além de Nelsinho e Soraya, ocupa a outra vaga a senadora Tereza Cristina (PP), eleita em 2022 e seu mandato vai até 2030.
MUDANÇA DE PARTIDO
Tanto Reinaldo Azambuja, ex-governador de MS, e Nelsinho Trad, podem mudar de partido politico, isso é o que se especula nos “bastidores da politica”, sendo que Reinaldo poderia se filiar ao PL (Partido Liberal), e Nelsinho ao União Brasil. São possibilidades e especulações, mas que pode tornar realidade, considerando que as tratativas politicas para 2026 já estão em pleno vapor, e nada pode ser descartado.
PP PODE ANUNCIAR NOME PARA O SENADO
O PP, partido politico da senadora Tereza Cristina, estuda a possibilidade em anunciar um nome para concorrer ao senado federal. O deputado estadual Gerson Claro, atual presidente da Assembleia Legislativa já foi sondado para esse desafio, mas outro nome, que provavelmente viria do agronegócio tambéme estaria sendo sondado.