03 de Junho, 2024 14h06mNoticias por gazetacrnews

Reunião do Parlamento Amazônico é adiada após falha em aeroporto de Lima, no Peru

A 8ª Sessão Ordinária do Parlamento Amazônico (Parlamaz), que aconteceria amanhã (4), foi adiada para quarta-feira (5) devido à impossibilidade de o presidente do colegiado, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), chegar a Lima, no Peru.

A 8ª Sessão Ordinária do Parlamento Amazônico (Parlamaz), que aconteceria amanhã (4), foi adiada para quarta-feira (5) devido à impossibilidade de o presidente do colegiado, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), chegar a Lima, no Peru. Trad foi um dos que sofreram com as condições do Aeroporto Internacional Jorge Chávez neste início de semana. A Latam, empresa responsável pelo voo, realocou o parlamentar para embarcar ainda na tarde desta segunda-feira (3).

A reunião do Parlamaz visa ao fortalecimento da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a pedido do próprio Itamaraty, segundo nota de Trad. Se não fosse possível o embarque ainda hoje, a sessão com parlamentares de 6 países amazônicos seria cancelada, já que não acontece sem a presença do presidente.

"Devido às mudanças, a 8ª Sessão Ordinária do Parlamento Amazônico (Parlamaz) será realizada em Tarapoto, na Amazônia peruana, na manhã do dia 5 de junho. Posteriormente, será conduzida uma missão de campo. A decisão de mudar o local da sessão visa garantir que todos os integrantes da delegação possam participar das discussões e atividades programadas", informaram.

Em uma nova atualização, a Latam alterou a aeronave e conseguiu reacomodar nove passageiros da delegação, que inicialmente chegariam a Lima amanhã às 6h40. Com a mudança, os integrantes da delegação agora chegarão às 23h desta segunda-feira", informaram às 14h.

O que dizia a companhia?

Procurada pelo SBT News

Publicidade

A principal pista de pouso e decolagem do país latino apresentou falhas no sistema de iluminação ainda na tarde de domingo (2) e por, este motivo, suspendeu diversos voos.

O problema foi gerado por “um curto-circuito nas redes” que fornecem eletricidade à via, informou o presidente do conselho de administração da Corporação Peruana de Aeroportos Comerciais e Aviação, José Luis Barrios, em declarações à TV local.

As operações foram retomadas somente nesta segunda-feira (3), com a restauração do equipamento. Ao menos 50 voos foram afetados e cerca de 37 com chegada a Lima foram desviados para outros países ou aeroportos em outras regiões do Peru.

Iriam à 8ª Sessão Ordinária do Parlamaz os deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Socorro Neri (PP-AC) e Sidney Leite (PSD-AM), além do senador Esperidião Amin (PP-SC). Todos devem cancelar a ida. "Não há informações claras sobre o motivo pelo qual a Latam está impedindo o embarque da comitiva", dizia nota de Trad ainda nesta manhã (3).

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Gerson Claro participa de nova rodada do MS Ativo e destaca protagonismo dos municípios em investimentos estratégicos

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro (PP), participou nesta segunda-feira (7) de mais uma rodada de reuniões do programa  MS Ativo Municipalis

08 de Julho, 2025

Vereadora do PT foi morta com pelo menos 10 facadas na cidade de Formigueiro no RS

A Polícia Civil afirma que uma dívida do filho da vereadora Elisane Rodrigues do Santos ( PT ) com o tráfico de drogas motivou o assassinato dela em Formigueiro , na Região Central do Rio Grande d

21 de Junho, 2025

Serviço de Inspeção Municipal habilita fábrica de queijo em Paraíso das Águas para comercialização do produto

Das Redação - A fábrica de queijos Brun, localizada no município de Paraíso das Águas, está habilitada a comercializar o seu produtos e todas as regiões, depois que recebeu do SIM COINTA, a ce

08 de Junho, 2025