Costa Rica, 31 de Agosto de 2026

Em provável eleição indireta Carmem Lúcia pode ser eleita Presidenta do Brasil

Nomes como a da ministra do STF Carmem Lúcia e do ministro da Fazenda Henrique Meireles são lembrados para presidir o país at&eac

G

gazetacrnews

Em provável eleição indireta Carmem Lúcia pode ser eleita Presidenta do Brasil
O senador Randolfe Rodrigues da Rede protocola pedido de empeachment de Temer.|Créditos: Divulgação.
Nomes como a da ministra do STF Carmem Lúcia e do ministro da Fazenda Henrique Meireles são lembrados para presidir o país até as eleições de 2018.

Da Redação – Com o agravamento da crise política no Brasil, o atual Presidente Michel Temer deve renunciar ou ser cassado pelo TSE, nos próximos dias. Com a vacância do cargo, a regra atual prevê eleição indireta pelo Congresso Nacional. Nomes como a da ministra do STF – Supremo Tribunal Federal e ainda o do ministro da Fazenda Henrique Meireles, são nomes lembrados e que poderiam conduzir o país com firmeza até as eleições de 2018.

Rede protocola pedido de impeachment de Temer

A Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, apresentou nesta quinta (18) novo pedido de impeachment do presidente Michel Temer. O pedido foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

"O governo Temer acabou. Estamos cumprindo com nossa responsabilidade com o país", afirmou Randolfe.

"O ideal é que Temer renuncie à Presidência. Não podemos ficar à mercê de mais uma crise longa e de contornos imprevisíveis", disse.

A Rede também pedirá logo mais a abertura de processo de cassação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

O tucano foi afastado provisoriamente do mandato nesta quinta, por decisão do Supremo Tribunal Federal.

Situação de Aécio é 'insustentável', diz secretário-geral do PSDB

O deputado tucano Silvio Torres (SP), secretário geral do partido, afirmou que a situação de Aécio Neves como presidente nacional do PSDB é "insustentável" e que o pedido de licença deve sair em algumas horas.

Pelo regulamento do partido, explicou, em caso de licenciamento, a executiva nacional em consenso com o presidente licenciado indicam um novo nome para o cargo.

No caso de renúncia, assume o vice-presidente mais antigo do partido, Alberto Goldman, ex-governador de São Paulo e atualmente sem mandato, que convocaria novas eleições.

"Foi um choque para todo mundo", disse ele, referindo-se a delação dos executivo da JBS que envolvem Aécio Neves. "Mas o partido ainda tem credibilidade para se reciclar", disse.

Apesar da incerteza com relação ao futuro do governo, o partido não pensa em desembarcar da base aliada de Michel Temer. Ele disse que a votação das reformas será totalmente atrasada, enquanto não se "retoma a normalidade" no país.

Esquerda e direita convocam atos no país pela saída de Michel Temer

Movimentos que estiveram em lados opostos nas manifestações que antecederam o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016, convocaram para domingo (21) atos pedindo a saída do presidente Michel Temer (PMDB).

O Vem Pra Rua, que pediu o impeachment da petista, e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, contrárias à sua queda, devem protestar lado a lado na avenida Paulista, em São Paulo.

Ambos afirmam, porém, que não haverá ato unificado para pedir que Temer saia do governo.

Compartilha esta notícia:

Notícias relacionadas

Em provável eleição indireta Carmem Lúcia pode ser eleita Presidenta do Brasil | Jornal Gazeta Costa Rica