Governador crítica donos de postos de combustíveis, e pede fiscalização efetiva

Em reinauguração de escola estadual no Bairro Nova Lima, em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) criticou os donos de pos

Administração gazetacrnews em 14 de fevereiro, 2020 15h02m
Governador Reinaldo discursando em um evento na capital.
Governador Reinaldo discursando em um evento na capital.

Em reinauguração de escola estadual no Bairro Nova Lima, em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) criticou os donos de postos de combustíveis, que não repassaram ao consumidor a queda de cinco pontos percentuais na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o etanol. “Eles fazem panfletos só elencando a alta da gasolina, mas quando têm de reduzir (o etanol), eles aumentam o preço”, afirmou o governador.

Azambuja afirmou que é necessário que os órgãos de controle, como o Ministério Público Estadual e a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) estejam atentos. “São órgãos que controlam o abuso, o cartel existente”, afirmou. 

Na última quarta-feira (12), entrou em vigor lei do ano passado que elevou a alíquota do ICMS da gasolina de 25% para 30%, e reduziu a do etanol de 25% para 20%. No mesmo dia, o governo do Estado facilitou o desconto do ICMS na forma de crédito tributário às distribuidoras de combustível. O objetivo é facilitar a compra direta do combustível nas destilarias, e garantir a redução do imposto sobre o álcool anidro (produto que é misturado à gasolina).

Para Azambuja, chegou a hora de os órgãos de controle agirem. “Baixamos o imposto do diesel em cinco pontos percentuais, não chegou para o consumidor. Baixamos do álcool e não chegou para o consumidor”, queixou-se.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas