Quais os mitos de saúde espalhados pelas redes sociais?

Você pode chegar as noticias falsas espalhadas pelas redes sociais, acessando esse número de WhatsApp (11)99490-1649.

Cotidiano gazetacrnews em 22 de julho, 2018 08h07m
Você pode chegar as noticias falsas espalhadas pelas redes sociais, acessando esse número de WhatsApp (11)99490-1649.

Da Redação – Sempre nos deparamos com algumas mensagens nas redes sociais, que nos instiga a repassar para amigos e familiares. Quando essas mensagens veem acompanhadas de tom alarmista, ela tende ser falsa. Os conhecidos fake news, trazem elementos inusitados, e vale a pena checar antes.

A área de saúde é sempre a mais favorita dos fake news, e é imprescindível saber como se proteger de um infarto quando a está sozinho, e qual ingrediente natural poderia curar um câncer ou que o chá possa prevenir o surgimento de uma gripe. Isso nos leva a querer saber – e, podemos estar, na maioria das situações se informando de fake news, ou acumulando mentiras.

Cebolas fatiadas pode evitar gripe ou outras doenças, atraindo vírus e bactérias?  A história contada, narra quando da gripe espanhola, em 1919, que matou dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo, que um certo médico ao visitar agricultores, teria descoberto um método para curar a gripe, através das cebolas cortadas. As cebolas absorveriam o vírus no ar. Tal médico teria analisado as amostras da cebolas e certificado dos vírus em um microscópio. Ocorre que a primeira imagem de microscópio eletrônico só foi possível em 1940. Mas comer cebola faz bem à saúde, pois aumenta a imunidade da pessoa, isso é fato. Agora o texto que atribui ao uso de microscópio em 1919 é mentira.

Outro fake News é em relação ao uso da farinha para tratar queimaduras. A história começa com a participação de vietnamita, que teria tratado uma emergência de queimadura colocando as mãos dentro de um saco de farinha. Dez minutos depois a dor teria ido embora. O médico Samuel Mandelbaum, da Sociedade Brasileira de Dermatologistas, diz não haver nada que comprove que farinha trata ou cura queimadura. Ele aliás, adverte se o local do ferimento estiver inchado e soltando líquido, se usar a farinha poderá complicar ainda mais a situação. Explica: “Quando o médico no hospital for tratar a queimadura, o fato de ter usado a farinha pode prejudicar, pois haverá dor e sangramento com as lesões provocadas pela a farinha.” Recomenda-se que a imersão da região queimada em água fria ou gelada, que vai impedir o surgimento das dolorosas bolhas, se isso for feito de imediato, além de promover o alívio da dor. O médico não aconselha o uso de óleo ou creme dental.

O uso de limão ou seus derivados, conforme estudos comprovam alguma eficácia antitumoral, bactericida e fungicida, dentre outras propriedades. Não há evidências que água com limão aquecidos tenha alguma propriedade para combater o câncer em humanos.

Publicidade

Há também um alerta quando ao fígado de boi, que usado na alimentação ajudaria a combater a gripe. Não há comprovações cientificas sobre isso.

Os médicos insistem que para combater a gripe, é necessário fazer o uso da vacina.

Mas nem tudo que a rede social traz é mentira, pois o uso de vitamina C, é comprovado que ajuda a aumentar a imunidade da pessoa, e isso dificulta que o vírus da gripe possa infectá-la.

Falamos com uma pessoa que, faz uso constante de cebola e alho na sua alimentação, e ainda toma o suco de limão “in natura” pelo menos uma vez por semana, e ainda faz o uso frequente de laranja. E, ele diz que já se vai para 4 anos sem ter gripe ou resfriado.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas