19 de Setembro, 2025 18h09mNoticias por gazetacrnews

Eduardo Riedel é contra PEC da Blindagem

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), se mostrou desfavorável a PEC da Blindagem.

Eduardo Riedel durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (19) - MARCELO VICTOR
Eduardo Riedel durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (19) - MARCELO VICTOR

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), se mostrou desfavorável a PEC da Blindagem.

“Sou totalmente contra”, afirmou Riedel, na manhã desta sexta-feira (19), durante coletiva de imprensa realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), localizado na avenida Mato Grosso, número 4.700, Carandá Bosque, em Campo Grande.

“Acho que [essa PEC] demorou para cair. Acho que nem deveria ter discussão da maneira como foi, extemporânea, fora de propósito. A decisão é do Congresso mas eu entendo que não cabe de maneira nenhuma como foi colocado o texto da PEC da blindagem”, complementou o governador.

Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Blindagem, chamada de “PEC das Prerrogativas” pelos parlamentares, dificulta a abertura de processos criminais e prisões contra senadores e deputados.

A proposta retoma a necessidade de autorização da Câmara e do Senado para o Supremo Tribunal Federal (STF) processar criminalmente deputados e senadores. A votação do pedido de autorização será secreta.

A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados na noite de terça-feira (16) e ainda passará por votação no Senado Federal.

O autor da proposta é o deputado federal Celso Sabino (União-PA) e o relator é Cláudio Cajado (PP-BA).

Publicidade

Dos 513 deputados, 482 votaram, sendo 314 a favor do voto secreto e 168 contra o voto secreto. Veja como votou cada deputado federal de MS:

A FAVOR
Beto Pereira (PSDB)
Dagoberto Nogueira (PSDB)
Luiz Ovando (PP)
Marcos Pollon (PL)
Rodolfo Nogueira (PL)
CONTRA
Camila Jara (PT)
Vander Loubet (PT)
Geraldo Resende (PSDB)
Para juristas de Mato Grosso do Sul, a PEC da Blindagem deve ser declarada inconstitucional.

Doutor em Direito Constitucional e professor da Faculdade de Direito (Fadir), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Sandro de Oliveira explicou que a exigência de autorização prévia do Congresso para o prosseguimento de ações penais contra parlamentares tende a dificultar ou mesmo impedir investigações e processos, sobretudo em contextos em que haja maioria parlamentar aliada ou conivente. 

Reprodução: Correio do Estado. 

 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Eleições: Na capital, Riedel tem 40%, contra 18% de Fábio Trad e 11% de João Henrique

O governador Eduardo Riedel (PP) lidera a disputa para o Governo do Estado em Campo Grande, enquanto o ex-deputado federal Fábio Trad (PT) ficaria em 2º lugar, segundo pesquisa do Instituto Ranking

24 de Dezembro, 2025

Senado aprova COP15 em Campo Grande e Nelsinho confirma vinda da ministra Marina Silva

Senador por Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD) relatou o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 50/2026 no Senado. Nesta terça-feira (3), conseguiu a aprovação do acordo para a realização da C

04 de Março, 2026

CREC faz "jogo da vida" no próximo domingo, dia 1º

Da Redação - O Costa Rica Esporte Clube, que sagrou campeão estadual em 2021 e 2023, não colheu os mesmos frutos em 2026.

25 de Fevereiro, 2026