Um de cada 3 pessoas que tiveram Covid está com doença mental ou neurológica

Da Redação – O portal do Jornal Folha de S.

Saúde gazetacrnews em 06 de abril, 2021 19h04m

Da Redação – O portal do Jornal Folha de S. Paulo na internet, noticiou no dia de hoje (6), que uma pessoa dentre 3 que foi infectado com o vírus da Covid-19, está com problemas mental ou neurológico, depois de pelo menos 6 meses da infecção. Essa pesquisa foi publicada pela revista cientifica inglesa The Lancet Psychiatry.

Segundo os estudos científicos da doença, já havia um receio de que a Covid-19 pudesse causar doenças neurológicas, devido aos relatos iniciais dos sobreviventes.

Um estudo observacional apontou um risco maior de transtornos de humor e ansiedade nos primeiros três meses após a infecção pelo coronavírus, mas ainda não havia um trabalho de larga escala olhando para um maior período de tempo.

Os autores desse estudo examinaram e analisaram os dados de 236.379 pacientes, a maioria nos EUA. Os estudos incluem pacientes acima de 10 anos de idade que foram infectadas com o coronavírus depois de 20 de janeiro de 2020 e estavam vivos em 13 de dezembro de 2020. O grupo foi comparado com outro de 105 mil pacientes que tiveram gripe, e outro de 236 mil pessoas que tiveram qualquer doença de trato respiratório.

Publicidade

Foram detectadas 17% com ansiedade, transtorno de humor 14%, abuso de substância 7% e insônia 5%.

Doenças neurológicas foram mais raras, mas não incomuns dentre os afetados gravemente pelo coronavírus. Incluem hemorragia cerebral com (0,6%), AVC – acidente vascular cerebral com isquêmico com (2,1%) e demência (0,7%). As doenças são mais contundentes em casos mais graves da Covid-19.

Fonte: Folha S. Paulo

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas