15 de Julho, 2024 09h07mPolícia por gazetacrnews

Operação em conjunto apreende suínos e caixas de cigarros contrabandeados, em Paraíso das Águas

Paraíso das Águas (MS) – Em uma ação conjunta para combater o comércio clandestino e irregular de produtos de origem animal, a Vigilância Sanitária de Paraíso das Águas, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO/MS), a Delegacia

Foto: BNC Noticias.
Foto: BNC Noticias.

Paraíso das Águas (MS) – Em uma ação conjunta para combater o comércio clandestino e irregular de produtos de origem animal, a Vigilância Sanitária de Paraíso das Águas, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO/MS), a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON/MS) e a Delegacia de Paraíso das Águas realizaram uma operação no município. A ação, que teve como foco um estabelecimento no município, resultou na apreensão de diversos produtos impróprios para o consumo.

A operação foi solicitada pela Vigilância Sanitária Municipal após denúncias de manipulação e revenda irregular de produtos de origem animal no estabelecimento. 

A inspeção revelou que o estabelecimento comercial, não possuía as liberações sanitárias obrigatórias para a produção e manipulação de alimentos. Foram encontrados produtos de origem animal, como carnes suínas, frango caipira, ovos fracionados e peixes, sem registro e rotulagem no Serviço de Inspeção Oficial, em desacordo com a Resolução ANVISA (Art. 7º da RDC nº 727/2022). Além disso, a empresa não estava autorizada a comercializar esses produtos.

Os produtos impróprios para o consumo foram apreendidos e inutilizados, conforme Termo de Apreensão e Inutilização nº 01/2024 da Vigilância Sanitária Municipal de Paraíso das Águas/MS. Os itens foram encaminhados para destruição e descarte.

O médico veterinário do IAGRO, Sr. Fábio Nantes, relatou um agravante: o proprietário possuía uma criação de aproximadamente 40 suínos a 123 metros do estabelecimento, alimentados com resíduos de alimentos do restaurante. Os produtos dos suínos abatidos, como carne e banha, eram utilizados no preparo de alimentos no restaurante. A criação irregular, sem controle sanitário ou assistência técnica, representava um risco significativo à saúde pública.

Publicidade


A criação de suínos, juntamente com aves domésticas, ocorria em condições precárias, sem vacinação ou vermifugação, e sem documentação comprobatória da procedência dos animais. Diante dessa situação, ficou acordado com o comerciante a retirada de todos os animais em um prazo de cinco dias, alocando-os em local apropriado e autorizado pela IAGRO. Foi lavrado o Relatório de Fiscalização nº 202187/2024/IAGRO.

A operação conjunta destaca a importância da vigilância e fiscalização para garantir a segurança alimentar e a saúde pública. A colaboração entre diferentes órgãos é crucial para coibir práticas ilegais e assegurar que os produtos comercializados estejam em conformidade com as normas sanitárias. A população de Paraíso das Águas deve estar atenta e denunciar qualquer atividade suspeita, contribuindo para a proteção da saúde coletiva.

No mesmo estabelecimento, 970 maços de cigarros de origem estrangeira, foram apreendidos.

Reprodução. 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Serviço de Inspeção Municipal habilita fábrica de queijo em Paraíso das Águas para comercialização do produto

Das Redação - A fábrica de queijos Brun, localizada no município de Paraíso das Águas, está habilitada a comercializar o seu produtos e todas as regiões, depois que recebeu do SIM COINTA, a ce

08 de Junho, 2025

Ministério da Agricultura descarta suspeita de gripe aviária em Paraíso das Águas

O Ministério da Agricultura e Pecuária) descartou, na tarde deste sábado (31), o caso suspeito de gripe aviária em uma galinha-d’angola doméstica criada no município de Paraíso das Águas, a

01 de Junho, 2025

Mais de 4 mil pneus ilegais foram apreendidos em operações da PF e Receita Federal

Em parceria com a Polícia Federal, a Receita Federal deflagrou nesta manhã (16) duas operações que têm como objetivo combater o descaminho de pneus de origem paraguaia e a comercialização na ca

16 de Abril, 2025