Da Redação - O carro inteligente que a administração de Chapadão do Sul alugou a um custo de 124 mil reais por ano, sofre centenas de críticas da população chapadense nas redes sociais. O veículo, chamado de “carro robô, passa a detectar problemas na cidade, como buracos no asfalto, lixo nas calçadas e outros problemas do dia a dia de uma administração pública.
Em setembro de 2023, a Prefeitura implantou uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para monitorar, fiscalizar e apontar problemas que interferem na vida da população, a fim de resolvê-los com agilidade e qualidade. Sendo a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a implantar esse tipo de serviço.
O carro funciona com câmeras acopladas, e roda por todas as regiões coletam informações que são enviadas em tempo real, via internet, a um servidor em nuvem para que agentes da Administração Municipal tenham acesso. A quantidade de buracos é mapeada e, por meio dessa tecnologia, as operações para consertar este tipo de dano acontecem com mais precisão.
A população de Chapadão do Sul, através das redes sociais desferiu várias críticas ao prefeito, pelo fato de “alugar” um veículo para monitorar a cidade, sendo que, segundo essas pessoas, o município conta com fiscais concursados e aptos a fazer esse tipo de serviço.