Em um ano, Costa Rica abre novas perspectivas de futuro e desenvolvimento

Da Redação - No dia 1° de janeiro de 2021, o delegado de polícia, Cleverson Alves dos Santos, tomava posse como prefeito de C

Noticias gazetacrnews em 31 de dezembro, 2021 14h12m
Prefeito de Costa Rica Cleverson dos Santos.
Prefeito de Costa Rica Cleverson dos Santos.

Da Redação - No dia 1° de janeiro de 2021, o delegado de polícia, Cleverson Alves dos Santos, tomava posse como prefeito de Costa Rica depois ser eleito nas eleições de 2020. Com um grupo político pequeno, até então considerado "mínusculo", liderado por Cleverson e Roni Cota, venceram o candidato apoiado pelo ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa. Para muitos, principalmente na cúpula política de MS, Santos Rosa seria invencivel em Costa Rica. Mas a realidade foi outra. 

Depois de assumir o município, Cleverson nomeou o secretariado e o manteve até o final do ano - e não há nada que mostre que possa mudar. Dois nomes do grupo politico vencedor, o vereador eleito e empossado, Antonio Rodrigues e o subsecretário Jessé Cruciol, perderam a vida com fatídica doença da Covid-19. 

Toda administração que se inicia, principalmente quando reúne em seu corpo, uma maioria de novatos, é natural que aos poucos vai se familiarizando com o ritmo administrativo, até se compactar. 

Com apenas 3 vereadores eleitos pelo grupo político, o prefeito Cleverson conseguiu conduzir bem o seu relacionamento com o Poder Legislativo do Município, sempre optando pelo diálogo, transparência nas informações, e claro, em busca do bem comum dos interesses do município. Dentre os 11 vereadores que compõe o Legislativo do Município, o prefeito Cleverson avalia um bom relacioamento com todos. 

Caixa do Município: Logo no quarto mês de administração, a tesouraria municipal ja consolidava um caixa de 40 milhões ou mais. Chegou atingir 50 milhões depositados nas contas municípais. Valor que até então não era conhecido na realidade administrativa de Costa Rica. 

Funcionalismo: Não optou por perseguições políticas, até pelo contrário, valorizou a capcidade e desempenho de alguns servidores que faziam parte do segundo ou terceiro escalão da administração anterior. Paga em dias, e concedeu reajuste de 16,5% para os servidores concursados - mas vai confirmar o mesmo índice para os comissionados, e ainda, com apoio dos vereadores concedeu 1.000,00 de abono salarial que será pago no mês de janeiro/2022.

Medidas administrativas: Com o apoio da policia, o prefeito conseguiu fechar os prostíbulos, conhecidos como "rua da zona", que além da prostituição, era um local de alto consumo e venda de drogas. Nas emediações, o prefeito vai instalar uma corporação da Defesa Civil e de grupos policiais de apoio, e ainda uma nova sede do CRAS. 

Esporte: O prefeito, assim que assumiu o mandato, concedeu apoio ao clube de futebol da cidade, o CREC. Que sempre foi apoiado pela administração anterior, mas nunca tinha conseguido se sagrar campeão. Em 2021, O CREC ganhou o campeonato estadual com méritos, e vai disputar 4 competições em 2022. O ano de 2021,talvez Costa Rica teve uma das melhores competições de fut-sal e também o campeonato municipal de campo. Todos com promoção e apoio do município. 

Turismo: O prefeito trabalha para avançar o município nesse setor, mesmo com a pandemia que atrapalhou bastante as políticas a serem introduzidas na área de turismo, alguns eventos foram mantidos. 

Publicidade

Emprego: Está sendo uma corrida intensa em busva de empresas para se instalar na cidade. Duas cooperativas devem se instalar nos próximos 2 meses. Pelo menos mais duas empresas, sendo uma na área industrial vegetal vai se instalar em Costa Rica. Para valorizar às empresas, o município criou os Programa Crédito Fácil e o Carteira Assinada. 

Habitação: Todos os programas habitacionais que são patrocinados pelos governos Federal e Estadual estão com projetos em andamento em Costa Rica. Já no segundo ano (2022), a expectativa é que pelo menos 110 novas habitações seja entregues à população de baixa renda. A meta é de pelo menos de 400 moradias em 4 anos, podendo chegar a 600 casas.

Educação: As aulas voltaram a normalidade no segundo semestre de 2021, devido a pandemia, foi realziado um concurso público com mais de 100 vagas para o setor do magistério, incluindo os cargos de apoio. Foi concedido um amento salarial de mais de 30% em média para toda a categoria de professores. Esse aumento já estará nos contracheques do mês de janeiro de 2022, dos professores municipais.

Faculdade: Está bem avançado as negociações para que já em 2022, a cidade de Costa rica tenha os cursos de nível superior, na área de ciências jurídicas (direito), Psicologia e Agronomia. 

Caixa Econômica Federal: A tão sonhada agência da Caixa Econômica Federal será inaugurada até o mês de março de 2002. 

Saúde: Um dos maiores desafios da atual administraão, devido a toda a sua complexidade, eainda o fato pandemia, está funcionando, com médicos em todas as unidades, além de investimentos importantes na fundação hospitalar. Em breve será inaugurado a unidade de hemodiálise da cidade. O prefeito promete para 2022, alavancar um processo de inovação e investimentos no setor de saúde. 

O conjunto administrativo nesse primeiro ano, se prolonga a realização de serviços de conservação de estradas, pavimentação de serras e até de um trecho na região do curralinho. Na pasta da Agricultura o avanço é muito significativo, com a introdução de varios projetos para valorizar e apoiar o pequeno produtor. 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas