26 de abril, 2019 16h04m Economia por gazetacrnews

Crise chega às Usinas de Álcool

São 444 usinas no país, e 101 ou 23% não deve moer cana-de-açúcar nessa safra.

Usina São Fernando.
Usina São Fernando.
São 444 usinas no país, e 101 ou 23% não deve moer cana-de-açúcar nessa safra.

Da Redação – Das 444 usinas do país, 101 ou 23% não devem moer cana-de-açúcar nesta safra, segundo levantamento da RPA Consultoria, especializada no setor sucroalcooleiro. O número supera o da safra 2017/2018, quando ficaram sem operar 97 usinas, sinalizando que a recuperação do setor atingido por uma forte crise desde 2011 ainda não começou. As usinas com produção paralisada nesta safra não se restringem às 23 unidades falidas ou às 31 em recuperação. Há também 47 que estão com situação jurídica normal.

Ricardo Arruda Pinto, diretor da RPA, disse que essas usinas não vão moer cana por falta de matéria-prima. Um exemplo é o grupo Raizen que tem 26 usinas, mas as de Araraquara (SP) e Dois Córregos (SP) não vão operar nesta safra. A cana dessas regiões está sendo redirecionada para outras unidades do grupo visando reduzir custos. O número de unidades que entraram em recuperação judicial também aumentou no último ano, de 68 para 80. Só nos últimos 30 dias, duas companhias sucroalcooleiras passaram a esse status jurídico por não conseguir pagar seus credores. São elas: a Itajobi Açúcar e Álcool, da região de Catanduva (SP), e o grupo Santa Terezinha, do Paraná, que vai paralisar três.

Há quatro casos excepcionais de unidades falidas que irão moer cana nesta safra. Uma delas é a Usina São Fernando, em Dourados (MS), de José Carlos Bumlai, que responde a processo na Lava Jato. A operação está a cargo do administrador da massa falida. No Nordeste, duas usinas falidas reativadas pelo modelo de cooperativismo receberam nesta semana o incentivo da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que esteve em Petrolina (PE). A outra unidade falida que está funcionando é a Pau D'Alho, de Ibirarema (SP). O diretor da RPA afirmou que uma das causas da crise do setor é que, de 2004 a 2010, as usinas aumentaram em 40% sua capacidade de moagem de cana.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Vereadores receberam a visita do Conselho de Segurança para discutir a segurança pública em Costa Rica

Na manhã de ontem quarta-feira (22), reuniram-se na Câmara Municipal membros do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) para discutir os projetos da organização para o fortalecimento da seguran

23 de janeiro, 2025

Prefeito de Paraíso das Águas visita diretor do DGPC e apresenta pedidos para melhorar segurança pública na região

Da Redação - Um dos maiores problemas que afeta os municípios de Chapadão do Sul e Paraíso das Águas é a segurança pública.

23 de janeiro, 2025

Governo de MS seleciona profissionais de saúde para sistema prisional

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração), SES (Secretaria de Estado de Saúde) e Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciári

22 de janeiro, 2025

Publicidade