17 de Maio, 2023 10h05mPolítica

Reinaldo já trabalha para eleger prefeitos em 2024, e reeleição de Cleverson faz parte das articulações políticas

Embora seja o partido do governador Eduardo Riedel e tenha a larga maioria das cadeiras de representações legislativa (Assembleia e Câmaras Municipais) e executiva (prefeituras), o PSDB não quer misturar as coisas e nem permitir que as demandas polí

Ex-governador Reinaldo Azambuja e seu aliado político Sérgio de Paula (ex-secretário de Estado).
Ex-governador Reinaldo Azambuja e seu aliado político Sérgio de Paula (ex-secretário de Estado).

Numa estratégia bem pensada, o governador Eduardo Riedel não vai “misturar” a gestão com articulações políticas eleitorais, e essa missão deve ficar a cargo do ex-governador Reinaldo Azambuja e de Sérgio de Paula. Riedel tem larga maioria das cadeiras de representações legislativa (Assembleia e Câmaras Municipais) e executiva (prefeituras), o PSDB não quer misturar as coisas e nem permitir que as demandas políticas e eleitorais interfiram na gestão de Mato Grosso do Sul. Por isso, a exemplo do que já se fazia nos últimos oito anos, os tucanos decidiram firmar dois pontos de referência específicos para as políticas de partido e de governo.

As articulações partidárias, como os assuntos políticos e eleitorais, vão acompanhar a liderança e os cuidados do ex-governador Reinaldo Azambuja, enquanto as demandas políticas no território de governança ficam com o secretário executivo de Riedel em Brasília, Sérgio de Paula.

MUDANÇA

A única alteração significativa deve ser a redução da musculatura estrutural e política da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, ocupada por Pedro Caravina. Ele é deputado estadual licenciado e pode, se quiser, retomar o mandato, embora não exista qualquer estremecimento com Riedel ou os dirigentes da legenda.

Publicidade

O ex-deputado Eduardo Rocha permanece à frente da Casa Civil, fazendo a ponte com a Assembleia Legislativa. Cumpre ainda um papel de auxiliar nas relações entre o Estado e o governo federal, já que sua esposa, Simone Tebet, é ministra do Planejamento e voz influente no governo Lula.

Os tucanos entendem que a escolha de Azambuja e de Paula para as atribuições especificamente pré-estabelecidas, seguem um raciocínio que foi vitorioso na campanha de Riedel em 2022. E esta receita agora serve para os passos que serão dados por Riedel, provavelmente candidato à reeleição em 2026, e das forças do PSDB que disputarão prefeituras e câmaras em 2024.

O prefeito de Costa Rica, Cleverson dos Santos, filiado ao PP, partido do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, conta com o apoio e simpatia dos tucanos em MS. O ex-governador Reinaldo Azambuja e o atual mandatário Eduardo Riedel, demonstram interesse na reeleição do prefeito, que até pode mudar de legenda, mas por enquanto, não passa de especulações. Cleverson e Roni Cota (vice-prefeito), estiveram dias atrás reunidos com o governador Riedel. 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

PF já tirou de facções criminosas R$ 146 milhões neste ano em operações em MS

Somente neste ano, em operações realizadas exclusivamente pela Polícia Federal (PF) em Mato Grosso do Sul, foram retidos de facções criminosas no Estado R$ 146 milhões em recursos provenientes,

23 de Novembro, 2025

Prefeitos reeleitos em 2024, poderão se reelegerem em 2028 se PEC for aprovada

Da Redação - O senador Ciro Nogueira (PP), apresentou uma proposta de Emenda a Constituição, denominada PEC 12

17 de Novembro, 2025

Padre é torturado, morto com martelo e tem corpo enrolado em tapete no interior de MS

O corpo do padre foi encontrado enrolado em um tapete, com cortes profundos no pescoço e ferimentos na cabeça Por Mirelle Pinheiro  O padre Alexsandro da Silva Lima ( foto em destaque ), de 44 anos

16 de Novembro, 2025