Costarriquense está internado em Campo Grande com meningite bacteriana

Saiu de Costa Rica em estado grave, mas segundo um familiar o paciente já está bem melhor.

Saúde gazetacrnews em 04 de janeiro, 2018 10h01m
Saiu de Costa Rica em estado grave, mas segundo um familiar o paciente já está bem melhor. 

Da Redação – Um homem de 55 anos de idade contraiu a meningite bacteriana, conforme foi diagnosticado em Costa Rica, e logo foi transferido para Campo Grande, onde está sendo submetido a tratamento.

A meningite bacteriana é o estágio mais complexo e perigoso da doença, e que pode levar até a morte. 

A meningite é o nome que se dá à inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central da pessoa. É uma doença grave, potencialmente fatal, que costuma ser causada por agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e fungos.

O modo mais comum de contágio da meningite, que é a inflamação da meninge é através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A meningite não é transmitida com tanta facilidade como a gripe, por exemplo. A meningite para ser transmitida é necessário um contato prolongado. A troca de beijos, principalmente o de língua é uma via perigosa para transmissão – desde que uma das pessoas esteja infectada.

Publicidade

O contado ocasional, como o comprimento, uma rápida conversa, ou dividir o ambiente por pouco tempo, não oferece muito risco de contágio.  A meningite pode ser bacteriana, viral e fúngica. A bacteriana é mais propensa no período de inverno e a viral no verão.

Todas as pessoas que tiveram contato nos últimos dias com o homem infectado, já foram vacinadas. A vacina é encontrada na rede pública para crianças de até 1 ano e meio de idade. Segundo informou a secretária municipal de Saúde, Adriana Tobal, a vacinação contra meningite tornou obrigatória, mais ou menos á 10 anos, e que muitas pessoas adultas não foram vacinadas, e por isso podem estar mais propensas a contrair a doença. A secretária disse ainda que é comum o contágio de meningite na cidade, e que o protocolo de tratamento é seguido a risca. Existe o quadro mais grave e o menos grave.

Sintomas: Febre, Rigidez na Nuca e Perda do sentidos. 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas