Votos brancos e nulos não invalidam as eleições, diz TSE

Mesmo que apenas 10% dos eleitores votem nominalmente, o resultado será considerado válido.

Eleições gazetacrnews em 01 de julho, 2018 18h07m
Mesmo que apenas 10% dos eleitores votem nominalmente, o resultado será considerado válido.

Da Redação – O desencanto do povo brasileiro com a política é muito claro, em todas as regiões do país. Uma maioria muito considerável deixou de acreditar na classe política e os considera como corruptos e até ladrões. Isso deve levar um bom número de eleitores a não votar nas próximas eleições.

O TSE – Tribunal Superior Eleitoral manifesta que mesmo que haja uma maioria de votos nulos e brancos, os votos válidos em qualquer proporção darão como eleitos aqueles que obtiverem a maioria dos votos nominais.

Uma pesquisa do DataFolha, aponta que em algumas situações até 40% dos eleitores não pretendem votar em nenhum candidato, e anular o voto. Uma outra parcela de eleitores deve optar em pagar uma multa, mas não irão comparecer na sessão eleitoral.

Publicidade

Na eleição de outubro próximo, no primeiro turno, os eleitores irão votar para Presidente da República, Governador, Senador (dois votos), Deputado Federal e Deputado Estadual. Não há eleição de segundo turno para Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.

Serão utilizadas as urnas eletrônicas e sem voto impresso. As urnas eletrônicas são bastante contestadas, mas mesmo assim o TSE não aprovou a sugestão do voto impresso.

O voto nominal é aquele que é dado em algum candidato.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas