16 de Abril, 2025 18h04mPolícia por gazetanews

Mais de 4 mil pneus ilegais foram apreendidos em operações da PF e Receita Federal

Em parceria com a Polícia Federal, a Receita Federal deflagrou nesta manhã (16) duas operações que têm como objetivo combater o descaminho de pneus de origem paraguaia e a comercialização na capital do estado.  Até agora, foram apreendidos um t

Em parceria com a Polícia Federal, a Receita Federal deflagrou nesta manhã (16) duas operações que têm como objetivo combater o descaminho de pneus de origem paraguaia e a comercialização na capital do estado. 

Até agora, foram apreendidos um total de 4.269 pneus, sendo 2.880 pela Operação Tatu-Bola e 1.389 volumes pela Operação Bad Tires. Os itens foram avaliados em R$ 5 milhões.

Além disso, também foram apreendidos 4 aparelhos celulares, 1 revólver calibre 32, 10 munições calibre 32 e diversos documentos. Um homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. 

Estão sendo cumpridos 17 Mandados de Busca e Apreensão (MBA) determinados pela 3ª Vara Federal de Campo Grande, sendo 16 na capital sul-mato-grossense e um na cidade de Bonito/MS. Participam da operação 22 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e 66 policiais federais. 

Publicidade

Operações
As operações Tatu-Bola e Bad Tires são desdobramento de outra ação policial realizada em novembro de 2023, apelidado Wrong Tires, do qual 6 mil pneus importados ilegalmente foram apreendidos no cumprimento de cinco mandados de busca.

As investigações para a conclusão da segunda fase da operação começaram após dois motoristas serem flagrados transportando uma grande quantidade de descaminhados, que o destino era centros automotivos na capital. Os encomendantes e responsáveis pelos pagamentos foram identificados em ações passadas, além de serem alvos nas operações deflagradas hoje.

Segundo informações, os pneus eram colocados em formato de "bola", do qual dois a três eram colocados dentro de um, chegando a aumentar até cinco vezes o número de unidades transportadas. Até por isso, alguns apresentam deformidades e ondulações, podendo colocar em risco a vida dos consumidores.

Reprodução; Correio do Estado. 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Festa da Tradição Nordestina deve reunir 7 mil pessoas no dia 4 de outubro

Da Redação - Os migrantes nordestinos instalados na cidade de Costa Rica, e também os das cidades vizinhas, terão um momento de comemoração e de reviver a tradição musical do nordeste brasilei

29 de Agosto, 2025

Lei Maria da Penha: Ex-prefeito de Alcinópolis e alvo de busca e apreensão e paga fiança de R$ 1,5 mil

Ex-prefeito de Alcinópolis, Manoel Nunes da Silva (PL), 58 anos, foi preso em flagrante com munições em casa. A prisão durou algumas horas: cumprida no começo da manhã de sábado (dia 23) e com

24 de Agosto, 2025

Deputada pede estudo da IAGRO sobre isenção da taxa de GTA em eventos rurais

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou indicação ao diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Daniel de Barbosa Ingold, solicitando a elabora

16 de Setembro, 2025