
Em parceria com a Polícia Federal, a Receita Federal deflagrou nesta manhã (16) duas operações que têm como objetivo combater o descaminho de pneus de origem paraguaia e a comercialização na capital do estado.
Até agora, foram apreendidos um total de 4.269 pneus, sendo 2.880 pela Operação Tatu-Bola e 1.389 volumes pela Operação Bad Tires. Os itens foram avaliados em R$ 5 milhões.
Além disso, também foram apreendidos 4 aparelhos celulares, 1 revólver calibre 32, 10 munições calibre 32 e diversos documentos. Um homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
Estão sendo cumpridos 17 Mandados de Busca e Apreensão (MBA) determinados pela 3ª Vara Federal de Campo Grande, sendo 16 na capital sul-mato-grossense e um na cidade de Bonito/MS. Participam da operação 22 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e 66 policiais federais.
Operações
As operações Tatu-Bola e Bad Tires são desdobramento de outra ação policial realizada em novembro de 2023, apelidado Wrong Tires, do qual 6 mil pneus importados ilegalmente foram apreendidos no cumprimento de cinco mandados de busca.
As investigações para a conclusão da segunda fase da operação começaram após dois motoristas serem flagrados transportando uma grande quantidade de descaminhados, que o destino era centros automotivos na capital. Os encomendantes e responsáveis pelos pagamentos foram identificados em ações passadas, além de serem alvos nas operações deflagradas hoje.
Segundo informações, os pneus eram colocados em formato de "bola", do qual dois a três eram colocados dentro de um, chegando a aumentar até cinco vezes o número de unidades transportadas. Até por isso, alguns apresentam deformidades e ondulações, podendo colocar em risco a vida dos consumidores.
Reprodução; Correio do Estado.