Da Redação - No dia 12 de maio, Costa Rica completa 44 anos de emancipação politica-administrativa, sendo que a criação do município foi em 12 de maio de 1980.
João Gomes Sobrinho (já falecido), foi o primeiro prefeito, que foi nomeado pelo Governador de MS na época, Pedro Pedrossian, para um mandato de 2 anos. Em 1983, assumiu a Prefeitura de Costa Rica, Laerte Paes Coelho, (MDB) eleito no ano anterior, quando derrotou Manoel Garcia(PDS).
Em 1988 foi eleito o advogado Roberto Rodrigues, (PTB). prefeito de Costa Rica. Em 1992 o PMDB elegeu Getúlio Ribas, também advogado, prefeito do município. E, 1995 o vice-prefeito Laurindo Correia de Oliveira assumiu o município, depois da cassação do titular.
Em 1996, o pecuarista José Barbosa Batista, o Jucão, foi eleito prefeito, tendo como vice-prefeito Edson Moraes, conhecido “Kiabo”.
Em 2020, Jucão, pelo PSDB, concorreu a reeleição enfrentado Waldeli Santos Rosa (PMDB), e o empresário supermercadista venceu o pleito por 148 votos de frente. Waldeli foi reeleito em 2004, em candidatura única. Em 2008, o advogado Jesus Baird foi eleito prefeito -e, em 2012, Baird disputou a Prefeitura com Waldeli, que voltou a comandar o município. Em 2016, Waldeli concorreu a reeleição e enfrentou Professora Evair Gomes Nogueira (PSDB). Waldeli venceu o pleito e ficou até 2020, quando o seu candidato, seu sobrinho Leandro Bortolazzi foi derrotado pelo Delegado Cleverson dos Santos, que governa o município atualmente.
Costa Rica começa a semana de aniversário (dia 6), com uma vasta programação do aniversário do município, que tem como ponto principal, a realização da Expo Rica, festa que deve ter recorde de público , sendo esperado o comparecimento de pelo menos 35 mil pessoas nos quatro dias de festividades.